Fique por Dentro!

Cia Estável Promodança, Postura em Aula, Don Quixote…

 


CIA ESTÁVEL PROMODANÇA 2017

Um projeto de inclusão e troca de informações entre professores convidados e alunos de diversas escolas e academias de dança do estado de São Paulo, idealizado por Maurício de Oliveira fundador do Instituto Cultural Promodança que aconteceu em Marília de 06 a 28 de janeiro.

Este ano Gisele Bellot foi convidada para compor o quadro de professores e fazer assistência na montagem de uma Suite do Ballet O Quabra Nozes e remontar a o ballet neoclássico Incorpóreo, coreografia de Gisele Bellot que foi a sensação dos festivais por onde foi dançada. O convite se estendeu também para Júlio César que foi convidado para dar aulas e fazer assistência nos ensaios.
O espatáculo foi um sucesso que lotou todos os dias de apresentações, Incorpóreo com um novo formato e algumas mudanças foi dançado por bailarinos de diversas escolas que estavam na categoria sênior, por ser um trabalho que sugeria uma intenção mais madura de seus interpretes e eles o fizeram com brilho…
Foi uma experiência incrível, adaramos fazer parte da Cia Estável | Marília 2017. Fizemos o nosso melhor para abrilhantar este projeto, nas aulas com informações, nas coreografias com o nosso estilo e no próprio espetáculo, com nossos cenários e trabalho técnico…
Queremos agradecer todos os envolvidos pelo acolhimento, à cidade de Marília pela hospitalidade, aos nossos alunos participantes que seguem nossas orientações e com isso se desenvolvem artisticamente, tecnicamente e intelectualmente; e principalmente ao idealizador, Maurício de Oliveira pelo convite… Muito obrigado!Leia mais no BLOG…


GISELE BELLOT ESCOLA DE DANÇA – POSTURA EM AULA

  • PONTUALIDADE
  1. Ser pontual! Muito importante chegar com tempo para alongar, se aquecer, se preparar… Isso evita lesões e o deixará mais atento para a aula. Caso chegue atrasado, pedir permissão ao professor para entrar, discretamente, na sala.
  • UNIFORME
  1. Use sempre roupas justas, collant ou malha. Só assim é possivel observar com claresa detalhes técnicos e isso só trás benefícios a você! Em estações mais frias, faça uso de calças de lã somente até o primeiro movimento da barra.
  2. Para os alunos do método é obrigatório o uso do uniforme com exceção das sextas-feiras e sábados, dias que a escola permite.
  3. Não entre com relógio ou celular na sala de aula, não é respeitoso para com professor e divide sua atenção. Caso haja um motivo de força maior, comunique ao professor.
  4. Um coque bem feito demonstra disciplina, cuidado com a estética e não tira sua atenção da aula.
  • RESPEITO
  1. Nunca virar as costas para o professor.
  2. Nunca passar na frente do professor durante os exercícios do centro.
  3. Nunca converse ou fale durante a aula, principalmente durante o exercício.
  • FOCO
  1. Fique sempre atento para não perder a concentração. Isso faz você aproveitar mais a aula.
  2. Quando o professor estiver corrigindo um colega, atenção… Esta correção pode servir pra você.
  • POSTURA INTELECTUAL
  1. Se colocar bem na sala para o início dos movimentos do centro, é importante para o bom andamento da aula, pois além de não atrapalhar seu colega você aproveitará melhor o conteúdo.
  2. Demonstre, com sua postura, o quanto você gosta de dançar. Os professores de ballet da GBED trabalham com o corpo há muito tempo, eles sabem muito de leitura corporal…
  • POSTURA FÍSICA
  1. Fique sempre na posição de expectativa… Isto é, não relaxe e fique encostado na parede ou na barra enquanto o professor estiver demonstrando um exercício, ou quando você está aguardando sua vez no centro.
    É como se você jogasse fora todo o trabalho da barra.
  2. Não seja bailarino apenas na escola de ballet, mantenha a postura elegante do ballet em todos os momentos do seu dia! Isso te trará inúmeros benefícios…
  • DISCIPLINA
  1. Capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação.

Estes são alguns tópicos que a equipe de GBED acredita ser importante para o bom andamento das aulas, que por consequência trará aos alunos a disciplina e com ela, o crescimento técnico e artístico para a formação de bailarinos de expressão.


DON QUIXOTE – RESUMO DA HISTÓRIA DO BALLET DE REPERTÓRIO

O ballet possui um prólogo e três atos, com roteiro e coreografia original de Marius Petipá (1818 – 1910) e música de Aloisius Ludwing Minkus (1826 – 1917).

Prólogo – Mostra Don Quixote sob a influência das histórias de cavalaria, comunicando a Sancho Pança a sua decisão de se tornar cavalheiro e improvisando uma armadura;

  • Ato I – Na praça do mercado em Barcelona, a jovem Kitri (Quitéria), obrigada por seu pai a aceitar os oferecimentos do rico comerciante Gamanche, precisa recusar seu querido Basílio. Ao chegar montado em seu cavalo, Don Quixote julga ser Kitri sua amada, a sonhada Dulcinéia. Don Quixote desafia Gamache para um duelo, porém não é levado a sério, sendo expulso da cidade.
  • Ato II (cena 1) – Básilio e Kitri, se afastam da cidade atrás de privacidade, porém são seguidos por Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, em frente a um moinho de vento encontram ciganos, que os convidam a participar de sua festa, ao chegar, Don Quixote tomado novamente por alucinações ataca o moinho de vento como se fossem soldados gigantes inimigos, ferido em sua batalha com o moinho, Don Quixote dorme e sonha com o jardim de Dulcinéia povoádo de seres fantásticos, a Rainha das Driades e o Cupido; onde após muita procura, encontra por fim a mulher amada.
  • Ato II (cena 2) – Ainda longe de seu pai, Kitri e Basílio entram em uma taberna e se divertem com seus amigos bebendo muito vinho, então chega o pai de Kitri à sua procura para entrega-la a Gamanche e assim concretizar o casamento, porém, Basilio encena seu próprio suicídio pedindo, com o apoio de todos como falso murimbundo, ao pai de Kitri a sua mão; este penalizado, concorda, para no momento seguinte ver o ex-agonizante abraçar sua amada.
  • Ato III – Novamente na praça do mercado em Barcelona, todos a carater estão reunidos para o início de uma grande festa, a comemoração da união de Kitri e Basílio que após muitos desencontros finalmente recebem a benção do pai da noiva.

A estréia foi dia 04/12/1869 com Ballet Bolshoi, Moscou.